quarta-feira, 23 de junho de 2010

LIBERDADE

A liberdade sempre foi um tema muito polêmico, sendo apenas uma fantasia para alguns ou uma realidade inevitável para outros. Tendo em vista esta discussão, leia os textos abaixo, e responda às seguintes questões:
1. Identifique qual dos autores acredita que a liberdade exista de fato e qual não.
2. Comente aquele com o qual você se identifica mais.
3. Em seguida, comente as colocações de, pelo menos, dois outros colegas da turma: concordando ou não.
- Use apenas ideias originais. Caso utilizar as palavras de outro autor, fazer a devida citação. Assine seu nome ao final da postagem e a turma.

Qualquer dúvida, recorra ao professor.

Texto 1

"A liberdade é uma simples ideia cuja realidade não pode ser evidenciada de nenhuma maneira segundo as leis da natureza, portanto em nenhuma experiência possível, que, em consequência, [...], jamais pode ser compreendida nem mesmo percebida."
Immanuel Kant

Texto 2

"Sartre defende que o homem é livre e responsável por tudo que está à sua volta. Somos inteiramente responsáveis por nosso passado, nosso presente e nosso futuro. Em Sartre, temos a ideia de liberdade como uma pena, por assim dizer. 'O homem está condenado a ser livre'. [...] nossas escolhas são direcionadas por aquilo que nos aparenta ser o bem, mais especificamente por um engajamento naquilo que aparenta ser o bem e assim tendo consciência de si mesmo. Em outras palavras, para Sartre, o homem é um ser que 'projeta tornar-se Deus".

Wikipedia sobre Sartre

127 comentários:

  1. *Immanuel Kant acredita q a liberdade nao exista
    *Sartre acredita q a liberdade exista
    ****************************
    Em partes concordo com Immanuel, pois afinal a liberdade é uma coisa natural que acontece sem ser percebida, sem nada premeditado, nao conseguimos compreender e nem perceber ;)
    Só somos livres mesmo...

    -bina-

    ResponderExcluir
  2. qual é a diferença entre liberdade e libertinagem??

    ResponderExcluir
  3. 1- immanuel kant, acredita que a liberdade não existe, a liberdade é uma simples ideia que não pode ser evidenciada.

    Sarte, acredita na liberdade, diz que o homen é livre eresponssavel por tudo que esta em sua volta, nossas escolhas são direcionadas por aquilo que nois aparenta ser o bem.

    Mi identifico com o 2 por que faço aqs coisas que eu axo certo que é o bem pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Immanuel kant acredita que a liberdade não existe de fato,
    já sartre acredita que a liberdade de fato existe!

    ResponderExcluir
  5. 1. o autor que acha que a liberdade exista é o Immanuel Kant porque ele fala que a liberdade é simples que cuja realidade que não pode ser evidenciada e jamais pode ser compreendida nem mesmo percebida.
    o autor Sartre defende que o homem é livre e responsável que está em sua volta.

    ResponderExcluir
  6. 2. eu me identifico mais com o autor Sartreporque ele defende que o homem é livre e responsável por tudo que está à sua volta.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. bem nessa...
    comcordo com vocÊ bina.

    ResponderExcluir
  9. Immanuel kant acredita que a liberdade não existe que é uma simples ideia.
    Sartre ja acredita na liberdade,acredita que o homem é livre e responsavel por tudo que esta em sua volta.

    ResponderExcluir
  10. 1. Immanuel Kant não acredita que a librdade existe.
    Já Sartre acredita na liberdade.

    2. Eu não tenho total liberdade. apesar de ser maior de idade minha mãe me impoem regras: não gosta que eu saia todos os dias de casa, não deixa eu chegar tarde em casa.
    eu acredito que a regra liberdade não se aplica a todos.

    Michele 3001

    ResponderExcluir
  11. kant acredita q nao exista liberdade, sarte ja diz q o homem eh livre e responsavel por tudo q haja a sua volta...


    creio q nao haja liberdade, pois afinal agente esta preso a um monte de coisas, regras e deveres.... Ta certo que temos direitos mais se nao cumprirmos os deveres como filhos e cidadaos perderemos o mesmo!

    sabrina do nascimento

    ResponderExcluir
  12. 1-Sartre acredita que a liberdade existe de fato e Immanuel kant acredita que nao.
    2-Não me identifico com nenhum.

    ResponderExcluir
  13. e verdade michele a liberdade nao se aplica a todos

    ResponderExcluir
  14. 2- em alguns pontos concordo com sartre porque somos responsáveis por nossos atos!

    ResponderExcluir
  15. nao concordo com a bina
    eu axo que eh a contrariooo

    ResponderExcluir
  16. Com oq tu nao concorda adan????

    -bina-

    ResponderExcluir
  17. uma coisa eu digo,que nao concordo com Sartre que diz que nos Somos inteiramente responsáveis por nosso passado!
    nao gostei.

    ResponderExcluir
  18. *Immanuel Kant acredita q a liberdade nao exista
    *Sartre acredita q a liberdade exista
    ****************************
    Em partes concordo com Immanuel, pois afinal a liberdade é uma coisa natural que acontece sem ser percebida, sem nada premeditado, nao conseguimos compreender e nem perceber ;)
    Só somos livres mesmo...

    colei a resposta da bina p

    ResponderExcluir
  19. gui marisko eh u guilherme dos santos profesoooooooooorrrrrrr

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. eh, concordo com a rafaela também xP

    ResponderExcluir
  22. seu safadoOOoOOoOOOOOO (ARTUR )RSRRSRRSRSRSR

    tbm num concordo rafa!


    -bina-

    ResponderExcluir
  23. eu concordo rafa com vc
    bina matioli

    ResponderExcluir
  24. alguem tem a numero 2 pra min cola ****????

    ResponderExcluir
  25. Eu não tenho liberdade pra fazer muitas coisas,ja tem algumas coisas que eu tenho liberdade mais nem tudo

    ResponderExcluir
  26. 1-Immanuel Kant,acredita que a liberdade nao existe.

    Sartre acreditava na liberdade.

    eu concordo com partes dos dois: o Immanuel Kant diz que a liberdade é simples ideia cuja a realidade,
    e o sartre disse que somos inteiramente responsaveis por nossos passado,nosso presente e nosso futuro.

    eu acho que somos responsaveis por tudo que a por vim, e temos direito de ir e vir,fazer o que bem entender.portento acho que a liberdade é simples ideia cuja a realidade

    ResponderExcluir
  27. 2 nem todos temos a liberdade de fazer o que quizer ums mais outros menos mais nao temos o direto de ser comparado com deus por isso eu nao comcordo com o sartre

    ResponderExcluir
  28. sim, me façam uma pergunta também!!

    ResponderExcluir
  29. ooooOOOoOOOOOO agente nao vai se escrever no ENEM???
    as escrições começaram dia 21 =[

    ResponderExcluir
  30. Immanuel kant acredita que a liberdade não existe"jamais pode ser compreendida e nem percebida
    sartre acredita na liberdade"para sartre o homem é um ser que projeta tornar-se Deus"

    ResponderExcluir
  31. calma sabrina,já já vc fais 18anos...

    ResponderExcluir
  32. Immanuel Kant acredita q a liberdade nao existe...
    Wikipedia sobre Sartre, cre que a liberdade existe..
    .....................................................
    me identifico com Wikipedia pois eu sou livre e responsável por tudo que está à minha volta...

    ResponderExcluir
  33. eu concordo com a lubia, somos livres e responssavel por tudo a sua volta

    ResponderExcluir
  34. eu concordo com a karol eu acho que é isso mesmo

    ResponderExcluir
  35. hmm, Immanuel Kant acha que "a liberdade não pode ser coompreendida", ou seja que não exista, e Sartre acha que o "homem é livre e responsável por tudo que está a sua volta" ele quer dizer q a liberdade existe,
    __
    Concordo com Immanuel Kant,que a liberdade não pode ser evidenciada de nenhuma maneira pelas leis da natureza, pois nunca vamos estar "totalmente livres" porque sempre estaremos subordinados a regras (leis) , seja dos pais, do governo, ou de Deus, acho que nunca seremos livres!!
    __
    Não concordo com a Bina P. porque assim com eu disse que sembre estaremos seguindo regras, nunca estaremos livres totalmente.

    Itaiane M.

    ResponderExcluir
  36. 3-concordo com a bina nascimento pois temos liberdade mas precisamos controlar a mesma

    ResponderExcluir
  37. poise poise ne jessica quem diria o ronaldo huahuahauahaua

    ResponderExcluir
  38. Sera que todos seres humanos tem liberdade?

    ResponderExcluir
  39. eu concordo com o emmanuel por é isso que ele disse é verdade

    ResponderExcluir
  40. eu nao disse q agente nao era livre :^)

    -bina-

    ResponderExcluir
  41. gostei do que o adan falo sobre DEUS!!!

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Immanuel kant acredita que a liberdade não existe de fato,
    já sartre acredita que a liberdade de fato existe!
    na minha opiniao acredito que todos nos temos liberdade vivemos num mundo de democracia em vista do mundo a muitos tempo atras hoje sim temos liberdade ! como por exemplo um tempo atras mulher nao podia votar hoje a mulher foi criando seu espaço e sim tem suas liberdades!
    aki luanna zilli*

    ResponderExcluir
  44. matiolli com qual vc se identifica?

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. é ixo aii mariscooo somos livres e responssavel por tudo a sua volta ...

    xD

    ResponderExcluir
  47. eu não concordo com o ronaldo pq ele copio e colo

    ResponderExcluir
  48. Porisso que fiz esta pergunta .. rafa :D

    Jessica

    ResponderExcluir
  49. eai professor o que vc tem ha dizer?

    ResponderExcluir
  50. q maldade qm escreveu isso =p

    -bina-

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. concordo com voce mattioli!!!
    é realmente temos liberdade para algumas coisas e outras talvez nao temos a liberdade que podemos ter!!!!

    ResponderExcluir
  53. professor comenta no meu comentario

    brigadu pela atenção

    ResponderExcluir
  54. gostei do que o adan falo sobre DEUS!!! [2]
    milagre aconteceeeee
    huahauahuaua
    Lu Moraes*

    ResponderExcluir
  55. michele pra algumas coisas eu tenho liberdade ja pra outras não então me identifico com os dois ta o mascote de 20 anos huahauhaua

    bina matioli

    ResponderExcluir
  56. e ai lubia!!! somos tao amigass!!! te dolo tanto!!
    pena que nao temos a mesma opiniao!!!!

    ResponderExcluir
  57. eu nao concordo com a taty porque eu nao copiei e colei eu coloquei partes e interpretei

    ResponderExcluir
  58. -concordo com a bina nascimento pois temos liberdade mas precisamos controlar a mesma..

    Lu Moraes*

    ResponderExcluir
  59. eu queria dizer que eu to muito feliz de estar aqui

    ResponderExcluir
  60. é artur nanhien asuahsuashaushaush

    ResponderExcluir
  61. pseh neh luannnaaa

    te amo sua pepetiiii

    Lu Moraes*

    ResponderExcluir
  62. aeeee o lubia ooo é diso que tava falandooo!

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. intepretar é saber falar com outras palavras e não apenas colar

    ResponderExcluir
  65. aeeee pepetiiiiii

    hauihauahauuah

    Lu Moraes*

    ResponderExcluir
  66. 2 eu axo q temos liberdade,mas existem limites

    ResponderExcluir
  67. o taty olha as 3 ultimas linhas la e ve se eu colei

    ResponderExcluir
  68. eu concordo com o jordy
    bina matioli

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Jordi se não existise limites oque seria do mundo né!

    Galera liberdade é tudo mais tem limite \o

    jessica aquii

    ResponderExcluir
  71. eu ñ concordo com nenhum de vcs.,,..,,. somos todos escravos do mundo,,.,.principalmente eu a raffa e a nanie

    kkk

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    me rolo neh artur seu lokinho kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  74. alguem sabe uq eh d LANCHE????

    to kum fomeeeee

    lubiaaaa

    ResponderExcluir
  75. Luana lavamos fusca tambem blz
    abraço

    ResponderExcluir
  76. Isso ai artur seus negos

    huahauahauahaua

    ResponderExcluir
  77. concordo tambem com a opinião da Bininha Nascimento, com uma pitadinha da opinião do Adan, só há um unico Deus não podemos nos achar que somos Deus, que podemos fazer de tido, pois só ELE é todo poderoso.

    ResponderExcluir
  78. guigo disse...

    Luana lavamos fusca tambem blz
    abraço


    bah depois dexaaaa


    olhaa o fuskinha da rainhaaaaa


    kkkkkk

    ResponderExcluir
  79. hoje é pirão de feijão com ovo.,.,.,

    ResponderExcluir
  80. Tinha que ter feijão no meio né artur :D
    jessica

    ResponderExcluir
  81. concordo com vc Lubia tambem to com fomeee.

    ResponderExcluir
  82. o gui vou leva o fusca e o meu namorado pra ti lava tbm!!! kkk

    ResponderExcluir
  83. fuiiiiiiiiiiiiiiiiiii negada da faveleishon

    ResponderExcluir
  84. 1-concordo com Immanuel, pois a liberdade é uma coisa natural que acontece sem ser percebida, sem nada premeditado, não conseguimos compreender e nem perceber.
    Só nos somos livres. Pela liberdade que Deus nos deu. Que é livre arbitrio, tem direito que escolher a liberdade que nos quiser o bem e o mal

    ResponderExcluir
  85. BLABLABLABLABLABLABLABLA.................................

    ResponderExcluir
  86. baaaa chamando o namorado de sujoooooooo kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  87. essa foi bom ne mi não podemos fazer de tido huahuahauahauah

    ResponderExcluir
  88. o lubiaaa quéiss aanda di fuscaaa?? eu tenho essa liberdade de anda de fusca!! vc ja naum tem a liberdade nem de ir ao mercaddooo jkkkkkk

    ResponderExcluir
  89. hahahahah
    prefiro andar di motooooo
    du que fuskinhaaaa

    hahahahahah

    ResponderExcluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. prrefere passa friuu?? kk to nu fusca mas to quentinhaaa! kkk

    ResponderExcluir
  94. 2:Immanuel Kant acredita q a liberdade não exista. Sartre acredita q a liberdade exista.

    concordo com Immanuel, pois a liberdade é uma coisa natural que acontece sem ser percebida, sem nada premeditado, não conseguimos compreender e nem perceber.
    Só nos somos livres. Pela liberdade que Deus nos deu. Que é livre arbitrio, tem direito que escolher a liberdade que nos quiser o bem e o mal.

    ResponderExcluir
  95. simmm
    huahauah
    pelos menos n passo vergonhaaaaaa

    booooooooooooooooh

    ResponderExcluir
  96. sim e verdade porque nem todos tem a liberdade de fazer o que quizer por causa de muitos aspctos como o racismo e outras coisas

    ResponderExcluir
  97. parabens miii!!!
    realmente michele .. liberdade é uma questao que naum é para todos!!

    ResponderExcluir
  98. Nem todos tem liberdade , acho que é isso...
    foi oque intendi :D

    jessica

    ResponderExcluir